sábado, 30 de abril de 2011

Insha'Allah não volte a suceder!

Sempre esteve no meu imaginário mesmo antes de lá ter estado quando li o Sul onde o MST contava o imenso prazer que tinha em ler num qualquer café daquela Praça aquele que é o jornal com o título mais bonito do mundo - na realidade Le Matin du Sahara tem uma conotação de enlace com aquele lado do mundo que nos toca só de nele pensar...

Obviamente que depois de lá ter estado naquela cidade esta começou a ter, para mim, um sentido ainda mais "sentido", ainda mais especial.

A Jemaa el Fna é um lugar onde se cruzam as mais diversas energias, cores, sons ritmados, línguas e personagens que podemos apreciar de forma extasiada. A tudo isto acresce que a praça é o coração de uma das mais belas cidades, rodeada pelos imensos montes do Atlas com o seu topo carregado de branco, os seus souks, os chamamentos à hora da reza na Medina e villas onde brotam bungavílias com fontes onde jorra água fresca e nos proporcionam a desejada sombra que pede o ar abafado daquelas paragens. Não ºosso deixar de recordar também o frenesim inquieto do trânsito onde carros, motas e carroças se cruzam sem interromper a sua marcha, sem desvio dos seus destinos.

A cidade toca muitos dos turistas e principalmente viajantes que por lá passam e se cruzam com caras marcadas pelo Sol, cheias de rugas de felicidade e olhares que perscrutam qualquer ocidental que atravessa aquele lugar de fantasia.

Nas duas vezes que lá estive com um grupo de amigos aventureiros depois de atravessarmos Marrocos de lés a lés, senti o CTM - o hotel em que pernoitámos em Marraquexe - como um porto de abrigo
 em que podia observar durante noite e dia aquela praça fantástica ali mesmo a meus pés, que merecia todos os segundos que lá passei. Foi também aqui que percebi que por muito que goste do Norte, o Sul tem para mim uma magia com a qual mais me identifico e me faz sentir muitas vezes um vrai nomad, em que o Sagitário se evidencia.

Por tudo isto e porque são condenáveis as acções terroristas não posso deixar de lamentar as vítimas e condenar os terríveis atentados que sucederam no dia de ontem em Marraquexe naquele que é um local de culto, de comércio no verdadeiro sentido da troca que aquela possui de negociação entre oferta e procura, onde a luz nos proporciona cores quentes e torna o olhar mais fundo e sincero.

No café, que vi nas imagens da televisão completamente destruído, passei bons momentos de conversa a beber belos chás de menta e a fumar o kiff da zona. Um dia voltarei... obviamente, em Paz!
Insha'Allah!



 

2 comentários:

  1. parabens..pl texto--e obrigado pl convite meu amor!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas novidades. Se não fosses tu nem sabia que tinha acontecido :(
    Como sabes não lhes acho muita piada mas...como é que é possivel alguém viver a pensar em matar outros, é triste, muito triste.
    Grande abraço,

    ResponderEliminar