sábado, 20 de novembro de 2010

Alter ego

Um novo eu nasce quando um alter ego é criado. Alter ego (do latim alter = outro egus = eu) segundo a Wikipedia «pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa. O termo é comumente utilizado em análises literárias para indicar uma identidade secreta de algum personagem ou para identificar um personagem como sendo a expressão da personalidade do próprio autor de forma geralmente não declarada.


Para a psicologia, o alter ego é um outro eu inconsciente.
Num outro sentido, o alter ego de uma pessoa não é uma faceta escondida ou secreta da sua personalidade, mas sim alguém de muito íntimo, um amigo fiel e inseparável em que essa pessoa se revê e deposita absoluta confiança. O alter ego é, neste caso, um perfeito substituto em que a pessoa pode delegar a sua representação ou outra função importante, na certeza de que ele pensará e agirá como ela pensaria ou agiria, isto é, como se fosse ela própria. É frequente, na vida política, um dirigente ou governante ter um alter ego como colaborador destacado, alguém habilitado a assumir fielmente as suas funções.»

Será mesmo isto tudo? Pode ser, mas não posso responder com certezas pois ainda não conheci o meu.
Poderá ser apenas um ou vários? Será que, tomando em consideração o ponto de vista da psicologia todos temos, pelo menos, um.

A essência do ser vai muito para além do que é a sua imagem... Alter ego.

Sem comentários:

Enviar um comentário